Ler um livro vai além de conhecer a história. É preciso colocar-se no texto e percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. É entender o porquê, o quando, o onde, o como. Para que o mundo maravilhoso e mágico do autor se torne realidade é necessário que os leitores entrem no texto com suas vivências e recriem a obra criada pelo autor.
1. Identificação:
Autor
Obra
Edição
Editora
Local e data de publicação
2. Pesquisa
· Biografia do autor
3. Estrutura da Obra
Autor
Obra
Edição
Editora
Local e data de publicação
2. Pesquisa
· Biografia do autor
3. Estrutura da Obra
a) Assunto - principal acontecimento sobre o qual gira a história.
b) Enredo – conjunto de fatos narrados.
O enredo apresenta os seguintes elementos:
· Introdução – momento em que são apresentados os fatos iniciais; serve para situar o leitor diante do que irá ler.
· Complicação – parte da história em que são desenvolvidos os conflitos.
· Clímax – momento culminante da história, de maior tensão e suspense.
· Desfecho – solução dos conflitos; resolução da complicação, da aventura.
c) Personagem – ser que vive a ação, responsável pelos acontecimentos da história. (Você deverá caracterizar o personagem)
A personagem pode ser:
· Principal – mais importante no desenrolar do enredo.
· Secundária – personagem que tem uma participação menor ou menos freqüente. É importante situar as características físicas, psicológicas, sociais etc. das personagens. A personagem principal pode ser protagonista quando apresenta características que a fazem sobressair em seu grupo, ou antagonista quando ela se opõe ao protagonista e atrapalha sua ação.
d) Espaço – lugar onde se passam as ações das personagens.
e) Ambiente – espaço com características sociais, econômicas, morais, psicológicas em que vivem as personagens.
f) Tempo - análise dos índices de tempo que o enredo apresenta.
O tempo pode ser caracterizado quanto à:
· Duração – tempo que a história levou a ocorrer.
· Época – pano de fundo da história. Quando a época é atual, basta justificar com elementos da atualidade; quando a época é antiga, pode-se e deve-se procurar uma correspondência com fatos históricos.
g) Narrador - identificação do ponto de vista ou foco narrativo, isto é, verificar se o narrador conta a sua própria história (1ª pessoa) ou conta à história de outras pessoas (3ª pessoa).
4. Opinião
O leitor deve dar sua opinião a respeito da história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem.
Obs:Adaptações realizadas para este roteiro
Referência: Cócco, Maria Fernandes.ALP – análise, linguagem e pensamento: a diversidade de textos numa proposta construtivista – São Paulo: FTD, 1993
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